Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Banho ou Higiene Pessoal de um idoso doente

O Banho ou Higiene Pessoal de um idoso doente é quase sempre uma dor de cabeça para o cuidador, pode ser feito na cama ou na casa de banho, tanto uma maneira como a outra não são nada fáceis.

Se o Banho for na casa de banho, tem de transferir o idoso doente da cama para uma cadeira de rodas. Depois, posicioná-lo no local do banho ( banheira ou poliban), a seguir fazer a higiene.
Na higiene deverá utilizar um sabão neutro, que não modifique o PH da pele, secá-lo muito bem e usar um bom creme hidratante. Se o idoso doente usar fraldas necessita de 3 a 4 fraldas por dia. Transferi-lo novamente para a cama.

A cama pode ajudar ou prejudicar o idoso doente. Uma cama Hospitalar tripartida, é não só mais cómoda para o doente, como facilita muito o cuidador na alimentação e no posicionamento do doente, e para quem tenha possibilidades financeiras é melhor adquirir uma cama eléctrica de altura variável, que baixa até à altura duma cadeira de rodas, melhorando a transferência, e subindo para que a Higiene pessoal do idoso doente seja feita pelo cuidador com mais qualidade, proporcionando ao idoso um melhor conforto.

Utensilios técnicos (Apoios Técnicos)

1 - Cadeira de rodas;
2 - Cadeira de Banho com rodas (vai directamente ao poliban);
3 - Cadeira de Banho rotativa ( É colocada na banheira na parte de cima);
4 - Tábua de Banho ( É colocada em cima da banheira).

Ter um idoso doente acamado na sua própria casa é uma preocupação para os familiares, seguindo estes conselhos o apoio será feito com a qualidade necessária,e a preocupação reduzida.

2 comentários:

  1. Oi Mariana, foi bom encontrar o seu blog!
    Meu nome é Glória e te escrevo do Rio de Janeiro, Brasil.
    Minha Mãe está agora com 95 anos e fazem 7 anos que está na cama, não se levanta de jeito nenhum para qualquer atividade. Sou eu mesma quem cuida dela quase 24hs por dia. Mamãe tem um fisioterapeuta 3 vezes na semana que me ajuda na parte de exercitar seus membros e por meio de massagens aliviar dores e estimular de alguma forma seu organismo. As dificuldades são grandes em todos os sentidos imaginários principalmente para Mamãe que é deficiente visual de ambas as vistas a quase 8 anos. Mamãe é totalmente lúcida mas devido uma queda a qual não houve danos em seus membros, a deixou com um medo enorme em fazer qualquer movimento e com isso estamos até hoje para conseguir pelo menos que ela fique deitada de lado por alguns minutos ao dia sem sucesso, isto só é possível quando o fisioterapeuta está em casa ou seja, ela só permite que ele a vire, pois é o momento que ele cuida de suas costas(limpeza higiênica e massagem), mas nem sempre isso é possível.
    Toda a higiene que eu faço nela é na cama e com muita dificuldade, gostaria que voce colocasse a maneira mais adequada do banho no leito para alguem como minha Mãe, pois minha angústia e ansiedade em sentir que falta alguma coisa para deixá-la em melhor condição está cada vez maior pois estamos passando a cada dia por elevações de temperatura o que requer maior higiene do idoso acamado e o cuidado intenso na maioria das vezes é sempre um incômodo ao idoso.
    Adoraria poder dar um banho de verdade na Mamãe e já imaginei mil maneiras mas não consigo executá-las, assim como fazer um curso de cuidador para entender melhor as situações porém também não é possível para mim, por isso lhe peço para postar um passo à passo de como banhar o idoso na cama de preferência sem ajuda de outra pessoa. Obrigada.
    Atenciosamente,
    Glória

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Glória pelo seu comentário e espero logo que possa satisfazer o seu pedido e colocar aqui um passo a passo como poder dar banho em sua mãe, tambem fiquei muito feliz por saber que é voçê que cuida dela pois isso é muito importante mas também muito cansativo o que leva muitas pessoas a colocar os seus idosos em lares e Centros de Dia para que outros cuidem deles por isso lhe dou os Parabéns e que continue cheia de força, coragem e saude para cuidar dela. Muitos beijinhos e tudo de bom para si e sua mãe e obrigado por me visitar aqui, espero que este blog lhe tire muitas outras duvidas.

    ResponderEliminar