Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Idosos Acamados-Como evitar as escaras


O idoso doente acamado, ou que permanece muito tempo na cama, tem muitos problemas, tais como o posicionamento, a toma das refeições, e a higiene.

É essencial não permanecer sempre na mesma posição, tem de se mudar de 3 em 3 horas, para evitar pressões, em determinadas zonas do corpo. Essas pressões podem originar úlceras de pressão (escaras), que muitas vezes são difíceis de tratar.

Existem colchões anti-escaras que ajudam a prevenir as escaras e ajudam a curá-las, os melhores e mais baratos são os de pressão alternada, pois têem ciclos alternados de pressão, fazendo artificialmente, uma mudança constante da posição do corpo.

Os benefícios do bom posicionamento na cama são:

Evitar a deformação das articulações;
Melhorar a respiração;
Diminuir o cansaço;
Promover o conforto;
Prevenir a espastidade;
Aumentar a capacidade para desempenhar determinadas funções;
Facilitar o movimento normal.

5 comentários:

  1. olá, faltou vc dizer que colchão magico é esse e o link para adquyiri-lo.mande resposta para maria_mddp@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  3. O colchão anti-escaras de pressão alterna é um equipamento útil para pessoas, que por motivos de saúde, permanecem longos períodos de tempo acamadas. A sua função é evitar a formação de escaras por pressão, visto que o seu sistema facilita o fluxo sanguíneo. O colchão é constituído por pequenos alvéolos que se enchem e esvaziam de ar, de forma alternada e por zonas. Nas pessoas que permanecem longos períodos deitadas, o fluxo de sangue não se processa como em pessoas activas, pelo que este estagnar aumenta a probabilidade de desenvolver escaras de pressão. O sistema do colchão (pressão alterna) irá facilitar o fluxo sanguíneo, possibilitando uma alternância periódica dos pontos de apoio, de modo a reduzir a pressão cumulativa por área cutânea. Aliado a esta vantagem, o uso deste equipamento proporciona maior conforto ao seu utilizador. Inclui compressor.
    Aqui pode ver alguns:
    http://www.sulcare.com/produtos/apoio_domiciliario/ajudas_tecnicas_para_cuidados_domesticos_e_para_lares_de_idosos_colchoes_hospitalares_anti_escaras_de_pressao_alternada.htm

    ResponderEliminar
  4. Olá Marianinha,
    estava eu a pesquisar sobre escaras e encontro o teu blog ;)
    O colchão, a minha mãe já usa há 4 anos. É da Medicare e do género desses que descreves. Mas, neste momento, já está a ser complicado mesmo assim, também tenho de colocar almofadas (para além da que já colocava entre as pernas).
    Bjsss e continuação de bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  5. Já precisei para um familiar de Equipamentos e Assistência recomendo a Empresa MaisqueCuidar.com - excelentes profissionais e dispõe de aluguer e venda de equipamentos ortopedicos. Têm 3 Lojas - porto, lisboa e faro

    ResponderEliminar