Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ABRANDE O ENVELHECIMENTO

Os telómeros são as estruturas que estão implantadas nos terminais dos cromossomas. Quanto mais curtos forem os cromossomas mais aumenta o risco de envelhecimento acelerado e de doenças crónicas como o cancro e as doenças cardiovasculares. Há 8 conselhos para preservar os telómeros. Os telómeros são as estruturais terminais nos cromossomas que se encurtam cada vez que estes se dividem, até ao ponto em que já não é possível haver mais divisão celular (limite de Hayflick) ou seja, não há lugar a mais rejuvenescimento. Não podemos modificar a idade mas podemos e devemos agir sobre os factores que contribuem para preservar o comprimento dos telómeros.

Permaneça magra/o

As pessoas obesas têm telómeros mais curtos que as magras. Mas há esperança pois os obesos que perdem peso vêm os telómeros alongar-se; quanto mais massa gorda se perde maior é o alongamento dos telómeros.



Exercício físico
Um estudo com 2401 participantes demonstrou quanto mais exercício físico as pessoas praticam, mais se alongam os seus telómeros. Isto vem mostrar o interesse da actividade física regular para prevenir o envelhecimento.

Diminuir o stress oxidativo e a inflamação silenciosa


O stress oxidativo está relacionado com as agressões por radicais livres de oxigénio às membranas celulares e aos organelos das células. Estes radicais são exacerbados pelo fumo, sol, poluição, álcool, abuso de medicamentos, exposição aos pesticidas e a metais pesados. O stress oxidativo acompanha-se sempre de inflamação ! As pessoas com maior stress oxidativo e inflamação são as que têm os telómeros mais curtos. De notar que as substâncias naturais como o açafrão, as vitaminas C e E, o selénio e o zinco diminuem estas reacções aumentando o comprimento dos telómeros.


Vitamina D

Segundo um estudo em 2160 mulheres entre os 18 e os 79 anos, as que tinham os níveis mais elevados de vitamina D eram as que tinham os telómeros mais longos, equivalendo a menos 5 anos de envelhecimento celular.


Folatos (vitamina B9)

Os folatos (vitamina B9) fornecem substâncias apelidadas de grupos metilo os quais servem de percursores às bases azotadas que entram na composição do ADN e dos telómeros. Um estudo acaba de demonstrar que as pessoas com taxas elevadas de folatos têm telómeros mais longos. Encontramos esta vitamina nos espinafres, na couve, e nos espargos entre outros.


Suplementação com multivitaminas

Segundo um estudo publicado em Junho 2009 com 586 mulheres entre os 35 e 74 anos, as que consumiam mais vitaminas tinham em média mais 5.1% de comprimento nos telómeros.

Reencontre o equilibrio

O comprimento dos telómeros tem sido associado, em diversos estudos, ao stress crónico e à depressão. Segundo a laureada Dr.ª Elizabeth Blackburn, certas formas de meditação podem evitar os efeitos do stress e controlar os níveis de cortisol e insulina.

Vida Sã

Finalmente, um estilo de vida sã, que compreenda um regime rico em legumes e frutos, uma actividade física regular, a prática de relaxamento, ioga ou meditação está associado a maiores telómeros, em todos os estudos.


Fonte  " Blog  Anti-Envelhecimento, Dr. Luís Romariz"

3 comentários:

  1. O que os telómeros nos fazem!..

    ResponderEliminar
  2. De possível interesse:
    http://www.sbgg.org.br/

    Prendinhas de Natal:
    http://www.wook.pt/product/facets/restricts/8066x5839x6039x7496/facetcode/temas/tipo/1/nome/Geriatria/restrictsinc/8066x5839x6039x7496/facetcodeinc/temas

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelos comentários e dicas, beijokas,
    Mariana

    ResponderEliminar