Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pessoas com maiores propósitos na vida vivem mais



Ter um propósito e objectivos na vida está associado a menores taxas de mortalidade entre os idosos, segundo um estudo da Universidade Rush, nos EUA. A análise de mais de 1,2 mil idosos que não tinham demência indicou que aqueles que relatavam terem objectivos, sonhos a concretizar e eram mais optimistas tinham a metade do risco de morte, comparados aos voluntários com menos propósitos.
E os resultados persistiam após os pesquisadores considerarem sintomas depressivos, incapacidade, neuroticismo e número de condições médicas.
Segundo os autores, a mortalidade foi mais significativamente associada a três itens do questionário de propósito na vida, que mediu a concordância dos participantes às seguintes questões: “algumas vezes, sinto-me como se já tivesse feito tudo que há a fazer na vida”; “eu costumava propôr metas para mim mesmo, mas que agora parecem-me perda de tempo”; “as minhas actividades diárias frequentemente parecem triviais e sem importância para mim”.
“Estamos animados com estas descobertas, porque sugere que factores positivos, como ter um senso de propósito na vida, são importantes contribuintes para a saúde”, destacaram os autores.
Porém os pesquisadores admitem que mais estudos são necessários para avaliar se outras características demográficas podem modificar a relação entre propósitos de vida e mortalidade e para observar se isso pode ser modificado.
No entanto deixo aqui uma importante mensagem: Seja positivo, optimista, sonhe ainda e tenha como propósito cumprir esses sonhos...E seja feliz.

Fonte "Ciênca e Vida"

1 comentário:

  1. Muito obrigado por escrever isto, foi inacreditavelmente informativos e disse-me uma tonelada

    ResponderEliminar