Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

COMO MANTER A MEMÓRIA


Manter operacional a nossa memória á medida que envelhecemos é um desafio, particularmente dado que é voz corrente que a memória declina com a idade. As células mirram no cérebro á medida que este envelhece e se torna menos eficiente a processar as informações, e o desempenho final diminui. Toxicos, deficiencias nutricionais, e agressões também podem causar diminuição d a capacidade cerebral.

Mas se este declínio associado à idade não for inevitável? E se a memória tiver equivalente no músculo que se deteriora por falta de exercício? De acordo com a Alzheimer's Association, "Há crescente evidência que o estilo de vida pode afectar a saúde do nosso cérebro e o risco de doença."
Se quiser fazer exercícios agradáveis para manter o desempenho do seu cérebro, eis algumas das 1.000 maneiras de o fazer:

1.Mantenha um tipo de vida saudável. Os cientistas que seguiram 5.123 indivíduos procurando por hábitos nocivos para a saúde (fumar, baixo consume de fruta e de vegetais, falta de exercício físico e álcool) estavam associados a mau desempenho cerebral e a má memoria. Mais, os indivíduos com estes maus hábitos de vida tinham o dobro da possibilidade de ter problemas de memória do que os que não fumavam, comiam uma alimentação saudável, faziam exercício regularmente e eram moderados no consumo de álcool.

2. Andar para trás. O movimento corporal afecta a maneira como pensa. Por exemplo, empurrar torna uma pessoa mais apta a gostar de algo; puxar tem o efeito contrário. Da mesma forma, andar para trás despoleta um poderoso mecanismo de potência cerebral.

3. Aprender novos passos de dança. Comparando pessoas que aprenderam a dançar o tango com pessoas que andavam regularmente a pé, os dançarinos melhoraram a sua memória e as suas capacidades após 10 semanas. Os que faziam a marcha não obtiveram uma melhoria mensurável. O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine (Junho 19, 2003).

4. Considere beber cinco chávenas de café diariamente. A cafeína desencadeia uma reacção química cerebral que para o desenvolvimento da doença de Alzheimer (em laboratório).

5. Navegue na Internet. Vinte e quarto indivíduos foram submetidos a exames cerebrais enquanto navegavam na Net. A zona da memória – conjuntamente com as regiões envolvidas na linguagem, leitura e capacidades visuais – foi activada, levando os cientistas a pensar que o exercício cerebral fortalecia as capacidades mentais.

Fonte "Consultório Anti-Envelhecimento"

1 comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar