Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Animação de Idosos

No tópico anterior falei da importância da ANIMAÇÃO mas o que é isso de.....animação? -perguntar-se-à.

A animação pode contribuir para o cuidado do idoso e para a melhoria da sua qualidade de vida, sendo um estímulo permanente da vida mental, física e afectiva da pessoa idosa.
A animação destinada a idosos deve ter como objectivo ajudar o idoso a encarar o seu envelhecimento como um processo natural, de forma positiva e adequada, e a reconhecer a necessidade da manutenção das actividades físicas e mentais após os 65 anos.
 A animação cria acontecimentos, que alteram a rotina diária do idoso e, ao fazer as pessoas conviverem umas com as outras, causa uma diminuição efectiva da conflitualidade. A animação ligada às artes plásticas e à motricidade faz com que eles melhorem ou mantenham a sua autonomia e capacidade de movimento. Eu considero que é muito importante este papel, no sentido de proporcionar um vivência digna e de qualidade a todos os idosos.
Visto que eles dispõem de muito tempo livre é necessário pensar na ocupação dos mesmos, para que deixem de existir tantos “tempos mortos”. Assim a animação pode contribuir para uma acentuada melhoria do seu dia-a-dia. Ao longo dos tempos surgiram vários conceitos de Animação, mas todos com alguns pontos em comum, tal como o facto de ter uma função social, cultural ou de estimular à participação. A Animação de Idosos, um dos módulos que estou a tirar neste momento com a Dra. Carla Neves pretende assim, melhorar a qualidade de vida destes, tornando-os mais activos, saudáveis, positivos e felizes.

2 comentários:

  1. A Animação é fundamental! e a risoterapia já abordou??? é espectacular!!!

    ResponderEliminar
  2. PODE ME DAR IDEIAS COMO FAZER ANIMAÇAO PARA IDOSOS DEPENDENTES????

    ResponderEliminar