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segunda-feira, 26 de abril de 2010

Como prevenir a diabetes

É já considerada pela Organização Mundial de Saúde uma doença epidémica. Saiba o que pode fazer para evitar o desenvolvimento desta perturbação.

A Diabetes tipo 2 (Não-Insulino Dependente) é a mais frequente, atingindo cada vez mais pessoas em idades cada vez mais jovens. Ocorre sobretudo em indivíduos com familiares directos com diabetes (pais, tios ou avós) e com estilos de vida pouco saudáveis – quase sempre têm excesso de peso ou obesidade, praticam pouco exercício físico e consomem alimentos muito ricos em açúcares e gorduras.
A Hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue) recorrente, sobretudo em pessoas com excesso de peso, é tratável, podendo para tal ser suficiente a redução de peso.
Doentes com diabetes apresentam com frequência hipertensão arterial e colesterol ou triglicéridos elevados, tendo um risco duas a quatro vezes superior de desenvolver doença cardiovascular comparativamente com doentes não diabéticos.

Saiba como prevenir...

• Vigie o seu peso e mantenha-se activo;
• Diga não ao tabaco e, se tem excesso de peso, diga não também ao álcool;
• Controle o colesterol, os triglicéridos e a tensão arterial;
• Faça refeições repartidas (em intervalos não superiores a 3 horas);
• Escolha alimentos saciantes, de baixo índice glicémico: ricos em fibras como os cereais pouco refinados, leguminosas e frutos gordos, vegetais e fruta fresca;
• Prefira preparações culinárias que privilegiem “alimentos inteiros”, por exemplo, salada ou hortaliça cozida em vez de esparregado ou puré;
• Use edulcorantes e polióis em substituição do açúcar. A frutose, sobretudo se tem colesterol e triglicéridos elevados, não apresenta qualquer vantagem;
• Evite alimentos ricos em gordura saturada (carnes vermelhas, lacticínios gordos, manteiga, natas, alimentos processados, ...), açúcares simples (sacarose, frutose, glucose, ...), açúcar de mesa, mel, marmelada, bolos, doces, refrigerantes com açúcar, fruta – sobretudo fora das refeições principais.

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