Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cuidados no domicílio para pessoas acamadas ou com limitações físicas. Higiene Corporal















A higiene corporal além de proporcionar conforto e bem-estar constitui um factor importante para recuperação da saúde. O banho deve ser diário, no chuveiro, banheira ou na cama. Procure fazer do horário do banho um momento de relaxamento.

Como proceder no banho de chuveiro com auxílio do cuidador

• Separe antecipadamente as roupas pessoais.

• Prepare o banheiro e coloque num lugar de fácil acesso os objectos necessários para o banho.

• Regule a temperatura da água.

• Mantenha fechadas portas e janelas para evitar as correntes de ar.

• Retire a roupa da pessoa ainda no quarto e proteja-a com um roupão ou toalha.

• Evite olhar para o corpo despido da pessoa a fim de não constrangê-la.

• Coloque a pessoa no banho e não a deixe sozinha porque ela pode escorregar e cair.

• Estimule, oriente, supervisione e auxilie a pessoa cuidada a fazer a sua higiene. Só ajude naquilo que ela não é capaz de fazer.

• Após o banho, ajude a pessoa a enxugar-se. Seque bem as partes íntimas, dobras de joelho, cotovelos, debaixo das mamas, axilas e entre os dedos.

A higiene dos cabelos deve ser feita no mínimo três vezes por semana. Diariamente inspecione o couro cabeludo observando se há feridas, piolhos, coceira ou áreas de quedas de cabelo.

Os cabelos curtos facilitam a higiene, mas lembre-se de consultar a pessoa antes de cortar os seus cabelos, pois ela pode não concordar por questão religiosa ou por outro motivo.

O banho de chuveiro pode ser feito com a pessoa sentada numa cadeira de plástico com apoio lateral colocada sobre tapete antiderrapante, ou em cadeiras próprias para banhos, disponíveis no comércio.

Fique Atento: Algumas pessoas idosas, doentes ou com incapacidades podem, às vezes, recusar-se a tomar banho. É preciso que o cuidador identifique as causas. Pode ser que a pessoa tenha dificuldade para locomover-se, tenha medo da água ou de cair, pode ainda estar deprimida, sentir dores, tonturas ou mesmo sentir-se envergonhada de ficar exposta à outra pessoa, especialmente se o cuidador for do sexo oposto.

É precisa muita sensibilidade para lidar com estas questões.

Respeite os costumes da pessoa cuidada e lembre que a confiança conquista-se, com carinho, tempo e respeito.

 Como proceder no banho na cama

Quando a pessoa não consegue locomover-se até ao chuveiro o banho pode ser feito na cama.

Caso a pessoa seja muito pesada ou sinta dor ao mudar de posição, é bom que o cuidador seja ajudado por outra pessoa no momento de dar o banho no leito. Isso é importante para proporcionar maior segurança à pessoa cuidada e para evitar danos à saúde do cuidador.

Antes de iniciar o banho na cama, prepare todo o material que vai usar: uma aparadeira, uma bacia, água morna, sabonete, toalhas, escova de dentes, lençóis, forro plástico e roupas. É conveniente que o cuidador proteja as mãos com luvas de borracha. Existe no comércio materiais próprios para banhos, no entanto o cuidador pode improvisar materiais que facilitem a higiene na cama.

1. Antes de iniciar o banho cubra o colchão com um plástico.

2. Iniciar a higiene corporal pela cabeça.

3. Com um pano molhado e pouco sabonete, faça a higiene do rosto, passando o

pano no rosto, nas orelhas e no pescoço. Enxague o pano em água limpa e passe na pele

até retirar toda a espuma, secar bem.

4. Lavagem dos cabelos:

• Cubra com um plástico um travesseiro e coloque a pessoa com a cabeça apoiada aí apoiada e que deve estar na beirada da cama.

• Ponha, embaixo da cabeça da pessoa, uma bacia ou balde para receber a água.

• Molhe a cabeça da pessoa e passe pouco champoo.

• Massageie o couro cabeludo e derrame água aos poucos até que retire toda a espuma.

• Seque os cabelos.

5. Lave com um pano humedecido e sabonete os braços, não se esquecendo das axilas, as mãos, tórax e a barriga. Seque bem, passe desodorante, creme hidratante e cubra o corpo da pessoa com lençol ou toalha. Nas mulheres e pessoas obesas é preciso secar muito bem a região em baixo das mamas, para evitar assaduras e micoses.

6. Faça da mesma forma a higiene das pernas, secando-as e cobrindo-as. Coloque os pés da pessoa numa bacia com água morna e sabonete, lave bem entre os dedos. Seque bem os pés e entre os dedos, passe creme hidratante.

7. Ajude a pessoa a deitar-se de lado para que se possa fazer a higiene das costas. Seque e massageie as costas com óleo ou creme hidratante para activar a circulação.

8. Deitar novamente a pessoa com a barriga para cima, colocar uma aparadeira  e fazer a higiene das partes íntimas. Na mulher é importante lavar a vagina da frente para trás, assim evita-se que a água escorra do ânus para a vulva. No homem é importante descobrir a cabeça do pênis para que possa lavar e secar bem.

A higiene das partes íntimas deve ser feita no banho diário e também após a pessoa urinar e evacuar, assim evita-se a humidade, assaduras e feridas (escaras).

É importante usar um pano macio para fazer a higiene e lembrar que as partes do corpo que ficam em contacto com o colchão estão mais finas e sensíveis e qualquer roçar mais forte pode provocar o rompimento da pele e a formação de feridas (escaras).

3 comentários:

  1. -Ola.meu nome e fernanda,gostaria de saber qual e o melhor creme para massagear uma pessoa acamada.
    Pois meu irmão esta em coma vigivel a mais de um mes e vejo que sua pele esta bastante ressecada, mesmo passando creme hidratante todos os dias.
    De antemão agradeço pela antenção.
    Grande abraço.
    Se poder mandar algumas coisas para meu email,ficarei muito grata.
    (nandi-nha-df@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Olá Fernanda, obrigado por seu email e espero ajudar com algumas indicações e pela minha experiencia. Primeiro, desejar-lhe tudo de bom e que o que quer que tenha levado o seu irmão a entrar em coma isso seja algo recuperável e reversível, e que tudo corra pelo melhor e que Deus vai estar do vosso lado.
    Os meus conselhos são que use bastante creme gordo, em qualquer farmácia ele é vendido e se ele tem a pele muito seca, erá que colocar várias vezes ao dia, não esqueça de o ir mudando de posição, para evitar as escaras e feridas o que tronará depois tudo muito mais dificil ainda. O creme que mais gosto e mais indico é o ATL, um creme muito específico para quem tem a pele muito seca e sensivel. Rico em pantenol, hidrata e amacia a pele, favorecendo a reconstituição do filme hidrolipídico da pele. No entanto o Barral também é um creme muito bom Fernanda. Espero ter ajudado, beijos e tudo de bom.

    Mariana Teixeira

    ResponderEliminar
  3. Olá, Sou estudante, e estou fazendo meu TCC sobre roupas para pessoas acamadas, já presenciei a dificuldade de se vestir uma pessoa na cama, sem falar na grande possibilidade das costuras das roupas causarem Escaras. Pergunto qual a maior dificuldade de vestir uma pessoa que esta acamada e como seria a roupa ideal para que a pessoa fique confortável, bem vestida e que essa roupa seja fácil de ser colocada.
    Agradeço desde já a atenção.

    ResponderEliminar