Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cuidar de idosos dependentes


Saiba de alguns cuidados a ter com os seus familiares idosos, dependentes ou acamados.
Garantir o bem-estar dos pais que caminham para uma idade avançada é uma das maiores preocupações dos filhos, especialmente se a doença obrigar ao repouso permanente. Cuidar de uma pessoa dependente pode parecer complicado, já que implica dedicação contínua, mas o esforço por ser minorado por professionais desta área.
Caso o horário de trabalho não permita a disponibilidade necessária dos familiares para tratar de uma pessoa acamada, pode contratar uma empresa de apoio ao domicílio para se responsabilizar pela alimentação e medicação do dependente. Como uma enfermeira nem sempre pode estar com o doente 24 horas por dia, este sentir-se-á desamparado se ninguém do seu seio familiar souber ajudá-lo sempre que ela esteja ausente.
Um Agente de Geriatria, curso que estou a tirar, pode ter esse papel decisivo. Avaliar, conhecer o idoso, as suas preocupações, avaliar o seu estado de saúde e depois planear com ele, e/ou junto da familia, aquilo que acha mais necessário a fazer com ele. É abrangida a área de higiene, alimentação, cuidados médicos e medicação, a companhia, de modo a que o idoso não se sinta tão só e, para isso utilizamos muitas vezes técnicas de animação.

1 comentário:

  1. Olá! E então está a gostar do curso de auxiliar de geriatria? sou enfª e formadora em Geriatria.
    Gostaria desde já de lhe apresentar o meu blog http://cuidaremgeriatria.my1blog.com/. Gostei do que vi até agora no seu blog e tenciono acompanhar. Fique bem. Mirian

    ResponderEliminar