Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Yoga na menopausa - como a pode ajudar

Ajuda a aliviar os sintomas associados às flutuações hormonais. Saiba de que forma os exercícios actuam no corpo da mulher.

Praticar Yoga pode ajudar a mulher na menopausa, aliviando alguns dos sintomas típicos dessa fase, nomeadamente os calores, a ansiedade, e a irritação causadas pelas flutuações hormonais.

De acordo com um estudo realizado na Índia a 120 mulheres, com idades compreendidas entre os 40 e os 55 anos a prática de posturas, respirações específicas e meditação também pode ajudar a melhorar a memória e a diminuir sintomas de depressão.

Ao fim de oito semanas, os investigadores notaram, nas participantes que praticavam Yoga cinco vezes por semana, uma significativa melhora na qualidade do sono, afrontamentos e humor. Além disso, relataram também uma melhora na memória, concentração e paciência.

Yoga como terapia hormonal

Certas posturas têm a capacidade de reactivar e reequilibrar a produção hormonal. Os mesmos devem ser feitos por uma ordem específica, adaptada a cada caso. São séries dinâmicas, mas terapêuticas, que produzem resultados logo a partir do segundo dia de exercícios.

São posturas que trabalham, sobretudo os ovários, a tiróide e a hipófise e, por isso, resultam tanto com mulheres na menopausa como também com as que sofrem de tensão pré-menstrual, ovários policísticos ou fortes cólicas menstruais.

Por outro lado, a Yoga ajuda a controlar a sensibilidade, que costuma manifestar-se nas fases de grande oscilação hormonal, promovendo a segurança e a auto-estima.

Procure na sua área de residência onde pode praticar Yoga.

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