Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hipertensão: afecta 4 em cada 10

Um dos maiores factores de risco cardiovascular. Ficam aqui alguns conselhos de como controlar a tensão e evitar consequentes problemas de saúde.

A hipertensão é uma doença crónica que afecta cerca de 40% da população e representa um dos maiores factores de risco cardiovascular. A longo prazo, e na ausência de tratamento, pode acabar por lesar os principais órgãos vitais como o cérebro, o coração e os rins. Sabia que cerca de metade das pessoas desconhecem sofrer de hipertensão? Não faça parte desta estatística, comece já a cuidar da saúde do seu coração!

Vigie regularmente a sua tensão

Adultos saudáveis devem medir a tensão arterial pelo menos uma vez por ano. Se for diabético, fumador, tiver excesso de peso ou história familiar de doenças cardiovasculares, controle a sua tensão mais frequentemente.

Adopte um estilo de vida saudável e activo:

• Descubra o verdadeiro sabor dos alimentos! Prescinda do saleiro na mesa e encontre as virtudes das ervas aromáticas e especiarias;

• Opte pelo pão sem sal ou meio sal, e evite o consumo frequente de enchidos, queijos, aperitivos, molhos preparados e pickles;

• Reforce o consumo de vegetais, legumes e frutos frescos. Valorize sopas e saladas compostas e bastante coloridas;

• Reduza o consumo de gorduras saturadas (carnes vermelhas, lacticínios gordos, manteiga, natas...);

• Privilegie o peixe e as carnes de aves, e use o azeite como gordura de adição;

• Mantenha um peso saudável;

• Evite o álcool e o tabaco;

Pratique actividade física regularmente (caminhar, nadar, andar de bicicleta, dançar...), e não abdique do convívio com os amigos e familiares, passeios ao ar livre... são óptimas formas de controlar o stress.

Fonte "Idade Maior"

Sem comentários:

Enviar um comentário