Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ganhe dez anos de vida


Sendo feliz e assim prevenindo futuras doenças. Saiba quais os resultados de vários estudos surpreendentes nesta área.

Parece ser do senso comum que ser feliz é benéfico para a nossa saúde mas, nos últimos anos, investigações da área da psicologia não chegaram a consenso quanto a esta questão até aqui tida como mais do que evidente. Alguns estudos confirmam a opinião geral, outros não descobrem efeitos directos e alguns até dão conta de efeitos negativos da felicidade na nossa saúde.

Um artigo recente publicado no Journal of Happiness Studies e assinado pelo professor Ruut Veenhoven da Universidade Erasmus, apresenta uma proposta de solução para esta questão. Ao rever os resultados de trinta outros estudos, descobriu que tanto os resultados neutros como os negativos quanto aos efeitos da felicidade na saúde remetem para estudos sobre pessoas que, à data, estavam doentes.
Em comparação, estudos sobre pessoas que estavam de boa saúde na altura do inquérito têm como resultado uma correlação directa: mais feliz, logo mais saudável. Daí que Veenhoven conclua que, embora a felicidade talvez não tenha um efeito benéfico na saúde daqueles que estão doentes, ajuda, com toda a certeza, a prevenir a doença naqueles que estão de boa saúde.

Aliás, um estudo muito particular (e até surpreendente) que teve por objecto de análise freiras, descobriu que todas as que tinham tido um início de vida mais mais feliz, viveram dez anos mais do que as que foram infelizes na juventude.

Mais: um outro estudo que analisou 660 habitantes do estado americano de Ohio, concluiu que níveis altos de felicidade traduzem-se, em média, por mais sete anos e meio de vida.



Como ser feliz

O que é a felicidade e o que é que nos faz feliz é algo de muito pessoal e variável, mesmo em termos culturais. No entanto, existem certos princípios gerais que começam a emergir na área da chamada psicologia positiva, princípios esses que iremos abordar nos próximos artigos. Por exemplo, a felicidade sustentável, a sabedoria de Confúcio ou os perigos do materialismo.



Fonte: "PsyBlog"

3 comentários:

  1. Como dizia uma professora minha no secundário: "Nós não somos felizes, temos sim momentos de felicidade!"

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Mariana, vim agradecer sua visita e conhecer seu cantinho.
    Me surpreendi com as matérias esclarecedoras sobre diversos assuntos, sempre ressaltando saúde, bem estar e principalmente cuidado com os idosos.
    Parabéns, seus textos são ótimos e muito úteis!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  3. Ce post m'a beaucoup aide dans mon positionnement. Merci pour ces informations

    ResponderEliminar