Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tem mais de 60 anos?-Saiba qual o exercício mais adequado para si...

Qualquer altura é boa para ficar em forma. Diga adeus à inércia, calce uns sapatos de desporto e desfrute o movimento do seu corpo.

Todos os momentos são bons para deixar o sedentarismo de lado e entregar-se à actividade física. O exercício liberta endorfinas e é um estimulante natural.
Para além disso, ajuda a manter a silhueta, melhora a sua saúde física (aumenta a capacidade pulmonar, atenua o ritmo cardíaco, mantém o colesterol sob controlo, a diabetes, a hipertensão...) e psíquica (potencia a autoestima), proporciona euforia, melhora a memória, afugenta o stress...

Pré-requisitos:

- Avaliação cardiovascular completa, porque o risco aumenta com a idade.

- Controlo do colesterol, triglicéridos e da tensão arterial em repouso e em esforço.

- Densiometria óssea para avaliar o grau de osteoporose.


O que mais lhe convém

- Seja activa (o) mas não se canse. O seu grau de actividade vai depender muito da sua forma física, mas mesmo que toda a vida tenha sido sedentária, vale sempre a pena começar a praticar exercício de forma moderada e contínua.

- O mais importante é que daqui para a frente vai estar a melhorar a sua saúde.

Exercício aeróbio + trabalho muscular: O ideal é realizar uma actividade moderada, que para além de queimar calorias tonifique os músculos, evitando o impacto excessivo sobre as articulações (provocado, por exemplo, ao saltar).

As actividades mais recomendáveis são a bicicleta estática e a natação. Caminhar uma hora por dia a um ritmo ligeiro também é uma actividade adequada.


Uma boa opção

Opte pelo Yoga. Tem benefícios físicos e psíquicos muito interessantes em qualquer idade, mas sobretudo agora. Recomenda-se, especialmente, a pessoas mais velhas que não possam saltar ou fazer qualquer outro tipo de exercício aeróbio.

A nível físico, alivia muitas doenças, já que a sua prática fortalece o corpo e produz uma sensação de bem-estar. Beneficia a concentração.


Fonte : "Saúde Sapo"

1 comentário: