Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

IDOSOS -CONSELHOS PARA EVITAREM SER VÍTIMAS DO CRIME

O QUE DEVE FAZER

- Telefone frequentemente aos seus filhos, estabeleça visitas regulares e mantenha uma boa comunicação com os seus familiares.

- Seja sociável. Tenha uma genuína relação com os seus amigos e vizinhos. Eles podem ser o seu único apoio em determinadas situações. Cultive novos amigos e participe em actividades sociais. Não se isole.

- Adopte o hábito de ligar as luzes, correr os cortinados e fechar as portas e janelas à chave quando se vai deitar.

- Quando viaja em transportes públicos procure evitar horas de ponta e apertos onde lhe podem roubar facilmente a carteira. No autocarro é sempre mais seguro sentar-se num lugar perto do motorista.

- Quando anda às compras é uma boa ideia ter o dinheiro separado. Isto é, o dinheiro para os transportes e pequenas despesas deve ser guardado em separado de outras quantias mais avultadas que necessite transportar. Deste modo, para além de não se arriscar a perder o dinheiro, caso seja assaltado não lhe levarão o dinheiro todo.

- Ao voltar para casa, tenha as chaves à mão e não fique muito tempo à porta.

- Se tem que sair de noite é melhor ser acompanhado por um familiar ou amigo. Assim vai diminuir consideravelmente as probabilidades de ser vítima de assalto.

- Tenha muita cuidado com situações que envolvem empréstimos de dinheiro. Deve verificar as referências de qualquer pessoa que lhe proponha um negócio, seja ele qual for. Tenha uma atenção especial quando lhe querem impingir cartões de crédito ou seguros. Procure obter conselhos de um especialista antes de assinar qualquer contrato ou fazer uma despesa que envolva grandes somas.

- Desconfie das ofertas enviadas pelo correio. Elas são apenas um chamariz e a intenção é outra. Se lhe telefonarem a dizer que ganhou um prémio (seja uma viagem ou outra coisa qualquer), depois de lhe fazerem duas ou três perguntas (que até o seu neto de 3 anos saberia responder), não acredite e desligue simplesmente o telefone.

- Se algum estranho lhe bater à porta dizendo que é de uma empresa de serviços públicos (Telefones, TV Cabo, Electricidade, Água), ou de outra empresa qualquer, mesmo que esteja fardado, exija sempre que a pessoa se identifique e verifique bem se o cartão é autentico e a fotografia corresponde à cara da pessoa. Os bons modos, uma boa apresentação ou um uniforme não chegam. Precisa ter muito cuidado com estas situações. Em caso de dúvida telefone para a empresa que dizem representar, ou ligue para a polícia. Ao atender a pessoa, mantenha a corrente de segurança ou similar instalada na sua porta.

- Não se deixe enganar por supostos mestres, professores, astrólogos, tarólogos, médiuns, videntes e de outras artes afins. (Especialmente africanos e não só…que enchem as páginas dos jornais e revistas de anúncios com as suas próprias fotos…e prometem felicidade, curas, amor e riquezas…) Assim como de seitas religiosas que lhe dizem que tem de contribuir monetariamente para agradar a Deus. Todos eles querem apenas duas coisas de si: o seu dinheiro e, mais uma vez, o seu bendito dinheiro.

- Se precisar de fazer obras em casa, dirija-se a pessoas devidamente qualificadas. Peça sempre um recibo, particularmente quando os valores em causa são avultados.


O QUE DEVE EVITAR

- Não pare para conversar com estranhos e evite os carros estacionados com o motor ligado.
- Não chame a atenção onde quer que esteja. Vista-se discretamente e evite exibir dinheiro ou usar jóias de valor.
- Não leve bolsas ou malas de mão e, se levar alguma, nunca a perca de vista nem a largue.
- Afaste-se de grupos de adolescentes, bem como ruas e estradas isoladas e com pouco trânsito.
- Evite entrar no elevador com pessoas desconhecidas.
- Não tenha grandes somas de dinheiro em casa.
- Não queira ser herói, em caso de assalto, entregue os objectos de valor. A sua vida é o bem mais precioso.

NÃO HESITE EM PEDIR AJUDA

Se precisar de ajuda, peça-a. Não espere que alguém venha em seu auxílio. A espera pode atrair alguém que procure objectos de valor para roubar. Sempre que possível a família deve ser a sua referência principal de ajuda. Se vai pensar que pode “ser um peso” para os seus filhos, lembre-se que também os ajudou quando eles precisaram de si.

Não se esqueça que o 112 é o número nacional de emergência. Pode também pedir auxílio numa esquadra da polícia, na corporação de bombeiros e até numa loja onde seja cliente. Assim como no centro de saúde da sua residência, nos serviços de urgência dos hospitais e nos organismos de assistência a vítimas.

Se for vítima de um crime, participe-o. Todos nós agradecemos. Mesmo que a polícia não consiga apanhar os assaltantes, a partir do momento que sabem da existência de um maior número de assaltos em determinada localidade sempre podem reforçar a vigilância.

Metade dos crimes de que são vítimas as pessoas de idade nunca são participados. Isso acaba por trazer benefícios mais para o lado dos criminosos. Logicamente, um assaltante não pode ser preso se a polícia não souber que foi cometido um crime. Portanto, participe sempre qualquer crime de que seja vítima.

2 comentários:

  1. Olá Mariana!
    Gostei de ler as dicas deste artigo.
    Acho que faz falta este tipo de informação.
    Parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  2. Olá Mariana, vim visitar o teu outro blog.Gostei muito!
    Comtem informações muito úteis...
    Parabéns!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar