Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sabe quando vai entrar na menopausa?

Agora, é possível descobri-lo através de uma simples análise ao sangue e assim preparar-se para uma nova fase da vida.

A descoberta foi feita por cientistas iranianos, na sequência de um estudo, e apresentada em Roma no Congresso Europeu da Medicina de Reprodução: com uma simples análise ao sangue passa a ser possível determinar a idade aproximada da entrada na menopausa. A fórmula baseia-se num método estatístico capaz de revelar a idade em que a mulher chegará à menopausa, consoante os níveis da hormona responsável pelo controlo da produção de folículos nos ovários no sangue. Dado que a decisão de ter filhos é cada vez mais tardia, esta descoberta poderá ajudar as mulheres a planearem em que idade pretendem constituir família.

Um estudo de 12 anos

O estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Ciências Médicas Shahid Beheshit, situada em Teerão, decorreu ao longo de 12 anos e contou com a participação de 266 mulheres, entre os 20 e os 49 anos. A análise ao sangue identifica a hormona antimulleriana (HAM), responsável pelo controlo da produção de folículos nos ovários, produzida nestes órgãos. Assim, é possível logo a partir dos 20 anos prever a idade da menopausa.

A nível prático o objectivo da análise ao sangue é avaliar a capacidade fértil da mulher, determinando se a mesma existirá por muitos mais anos ou se, pelo contrário, irá se esgotar precocemente. A margem de erro do modelo desenvolvido pelos iranianos varia entre quatro meses e os quatro anos, consoante o caso.

O estudo permitiu determinar que as mulheres que têm concentrações sanguíneas mais baixas daquela hormona aos 20 anos, atingem a menopausa numa idade precoce, antes dos 45 ou dos 40 anos. E as que têm um nível da AMH elevado aos 20 anos (pelo menos 4,5 nanogramas por mililitro), superior aos 3,8 aos 25 anos e que aos 30 se situa nos 2,9, deverão chegar a essa fase após os 50 anos. Contudo, a equipa quer agora desenvolver um estudo mais vasto para confirmar os dados e apurar o seu teste.

O exame pode ser feito em qualquer idade. E a grande novidade do estudo para a comunidade científica é mesmo essa. A menopausa ocorre, em média, nas mulheres portuguesas, por volta dos 52 anos, quando deixa de ovular, facto que desencadeia uma diminuição na produção de hormonas. O factor genético é o mais determinante no aparecimento da menopausa, mas existem outros. O estilo de vida ou os hábitos alimentares podem também acelerar o processo de falência dos ovários.
 
Fonte Idade Maior

Sem comentários:

Enviar um comentário