Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

sábado, 11 de dezembro de 2010

Como cuidar da higiene de um idoso

A higiene é um dos fatores mais importantes para o asseio, conforto e qualidade de vida de uma pessoa. No caso de um idoso, uma ida à casa de banho/banheiro pode ser uma dificuldade enorme, no entanto, nunca deve estar comprometida e deve ser feita regularmente. Saiba como cuidar da higiene de um idoso e garanta-lhe o bem-estar necessário para a obtenção de uma vida saudável.


Em muitos casos, com o avançar da idade, o idoso deixa de ter forças e a capacidade para cuidar de si e da sua própria higiene. Para que isso não aconteça, é necessário ajudar a cuidar de um idoso, de modo a que ele se consiga aproximar e relacionar com outras pessoas e tenha uma boa vida. Para cuidar corretamente da higiene de um idoso, deve cumprir com os requisitos seguintes:

O banho do idoso

O banho é um dos aspetos de limpeza mais importantes no cuidar da higiene de um idoso, uma vez que um bom banho evita as irritações de pele e previne o corpo contra o aparecimento de infeções futuras.
No final do banho, é aconselhável a colocação de cremes hidratantes nos pés e nos braços para fortalecer e tornar a pele mais resistente.
Por norma, a casa de banho/banheiro comum é pouco funcional e a má conceção dos equipamentos balneares obriga à realização de esforços suplementares por parte do cuidador e do próprio idoso. Para que o banho não se revele um tormento, o ideal seria adaptar a casa de banho/banheiro às necessidades e à condição do idoso, assim o banho estaria sempre assegurado e sem qualquer esforço adicional.

A localização da sanita e do lavatório

Ao cuidar de um idoso deve ter em atenção onde estão situados a sanita e o lavatório, pois estes são elementos fundamentais para a satisfação das necessidades básicas de um idoso.

A sanita
A posição baixa em que a sanita se encontra é uma dificuldade extraordinária para um idoso e pode conduzir a desequilíbrios físicos. Para que isso não aconteça, junto à sanita, devem existir barras de apoio bilaterais, caso contrário, o idoso precisará de ajuda para se conseguir pôr de novo em pé.

O lavatório
O lavatório é também um dos elementos centrais numa casa de banho/banheiro, pois permite que um idoso faça a sua higiene oral. Ele deve estar embutido na parede para que o idoso se apoie sem correr o risco de cair.

Por outro lado, deve estar atento ao estado das torneiras do lavatório e verificar se elas são as mais adequadas para a condição do idoso. Por exemplo, se a pessoa sofre de artrite reumatoide, terá grandes dificuldades em conseguir abrir e fechar uma torneira de água e até mesmo pegar no sabonete para lavar as mãos.
O cuidador deve ter em atenção todos estes fatores que condicionam a ação dos idosos e deve descobrir novas estratégias que garantam a sua autonomia e independência.

Higiene oral

A manutenção da saúde oral é de extrema importância para a saúde geral de um idoso. Uma está relacionada com a outra e o segredo para que as duas estejam em sintonia passa por uma boa alimentação e pela visita regular ao dentista.
A aplicação do flúor é muito importante na prevenção das cáries e na proteção dos dentes. A limpeza da boca é assim fundamental para todos os idosos, inclusive para os que utilizam placa dentária, pois podem estar mal instaladas, o que faz com que o resto dos alimentos permaneça indevidamente no espaço que se encontra em torno da mesma.


O vestuário

A forma como um idoso se veste diz muito sobre a maneira como se trata e sobre a sua higiene pessoal. Muitas vezes, os idosos têm dificuldade em levantar os braços, em dobrar-se ou inclinar-se, mas isso não quer dizer que sejam desleixados na sua maneira de vestir. A melhor opção passa por selecionar roupas mais largas, mais práticas e mais confortáveis para a prossecução das suas atividades e exercícios diários.

O conforto que o vestuário proporciona pode ser dividido em três categorias distintas:

1.O conforto físico: Refere-se à utilização de roupas que protegem um determinado indivíduo da humidade, do calor, do frio e ajuda-o a sentir-se fisicamente confortável e seguro;

2.O conforto psicológico: O vestuário é uma forma de identificação pessoal e espelha um traço da personalidade de um indivíduo. O conforto psicológico do vestuário está associado ao bem-estar de um indivíduo e à forma como se apresenta perante a sociedade, podendo elevar a sua autoestima e autoconfiança.

3.O conforto social: Uma pessoa sente-se confortável ou desconfortável ao utilizar um determinado tipo de roupa num determinado evento ou acontecimento social. É normal que uma pessoa queira deixar uma boa impressão através do vestuário que utiliza e os idosos não são exceção.

Algumas dicas a ter em conta na casa de banho/banheiro de um idoso

Opte pela colocação de portas de correr, assim o acesso à casa de banho/banheiro é mais prático;

Privilegie o espaço da sua casa de banho/banheiro. Caso exista a necessidade de retirar um móvel, deve-o fazer para obter um espaço mais funcional e alargado;

Certifique-se que as toalhas, o sabonete, a esponja e o champô estão guardados em locais de fácil acesso;

Instale aparelhos de emergência que estejam situados em locais de fácil acesso como, por exemplo, um intercomunicador. Este tipo de aparelhos garante uma maior segurança ao idoso;

Ilumine as paredes se estas forem coloridas;

Armazene na casa de banho/banheiro uma quantidade mínima de roupas e coloque-as num local de fácil acesso;

Suavize todos os cantos para reduzir as hipóteses de ferimentos resultantes de uma queda;

Utilize sabonetes líquidos para lavar as mãos, pois estes são mais práticos do que as barras de sabão;

Coloque barras de apoio para ajudar um idoso a movimentar-se e reforce as saboneteiras e o corrimão das toalhas para que eles possam atuar como suporte;

Disponha os acessórios para o banho num local de fácil acesso. Essa é uma maneira de garantir uma certa independência e autonomia ao banho de uma pessoa idosa.

Fonte: Cuidamos

1 comentário:

  1. Não só para os idosos mas também para todos, no entanto, como os idosos estão mais fragilizados, aconselho vivamente a cuidarem com produtos apropriados à saúde intima dos mais fragilizados..deixo aqui um link que merece a atenção de todos http://bit.ly/cS7pWB

    ResponderEliminar