Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como cuidar de uma pessoa idosa acamada

Mais uma vez venho relembrar e deixar alguns conselhos a quem cuida de um idoso acamado.
Os idosos que estão restritos ao leito, seja temporaria ou permanentemente, enfrentam desafios relacionados à nutrição, fraqueza muscular, perda de apetite, problemas respiratórios e lesões na pele. É por isso muito importante prevenir as complicações que daí advêem mais ainda quando se cuida de alguém que não é capaz de se mover normalmente. Ter o conhecimento de medidas simples, juntamente com compaixão e paciência, pode permitir  a um cuidador executar as habilidades básicas para atender às necessidades de uma pessoa acamada e reduzir as complicações relacionadas à sua imobilidade.

Coisas que  vai precisar de:

O colchão de sobreposição
Hidratante ou creme de protecção para a humidade
Televisão / Rádio
Rolos de Mão
Camas hospitalares

1-Oferecer refeições regulares e muitos líquidos.  Mantenha os líquidos no alcance da pessoa acamada e incentive-o a beber pelo menos a cada hora. Oferecer refeições pequenas,  e frequentes e, se for sugerido por um médico, um suplemento alimentar rico em proteínas.

2-Fornecer medidas de libertação da pressão. Coloque uma camada de colchão feito de gel, espuma ou câmaras cheias de ar entre a pessoa e o colchão para ajudar a distribuir a pressão de forma uniforme. A pressão constante sobre proeminências ósseas, como os calcanhares, ombros, cotovelos e sacro pode causar lesões na pele. Mude a posição da pessoa a cada duas horas para evitar uma pressão constante sobre proeminências ósseas.

3-Mantenha a pele da pessoa limpa e seca. Aplique o hidratante ou um creme de barreira de humidade para proteger a pele intacta.


4-Incentivar e apoiar a pessoa idosa para executar de forma ativa ou passiva movimentos e exercícios que podem manter a função e a sua flexibilidade. Exercícios ativos de amplitude de movimento, são realizados pela pessoa ao mesmo tempo exercícios passivos de amplitude de movimento, são realizados sobre a pessoa por um cuidador.

5-Proporcionar e promover atividades para a pessoa idosa acamada. Convide a família ou amigos para visitá-la. Incentive-a a assistir televisão ou ouvir rádio para entretenimento .
6-Ajudar a pessoa a usar a casa de banho pelo menos a cada duas horas. Limpe-a depois e substitua a roupa suja interior descartável ou almofadas, logo que possível.


7-Use dispositivos de posicionamento como estribos para evitar queda do pé, e rolos de mão entre a palma e os dedos para evitar ou retardar a progressão da contratura mão.


8-Relembre a pessoa para executar tosse e respiração profunda com  exercícios a cada duas horas enquanto acordado para evitar secreções de partilha nos pulmões. Mandá-lo respirar profundamente e tossir por três vezes.


9-Ajudar a pessoa com a higiene diária, incluindo um banho de leito, higiene oral, cuidado do cabelo, barba e aplicar maquilhagem.

Tudo isto são coisas que já aqui falei mas como nunca é demais falar aqui fica esperando sempre ajudar.

4 comentários:

  1. amei pos meu pai estar acamado foi de grande ajuda para eu poder ajuda-lho muito obrigado?

    ResponderEliminar
  2. eu adorei muito.eu cuidei de minha mae durante cinco anos e ela nunca teve uma escará,o medico disse pra mim uma vez antes dela ir para a nossa casa.é muito bom este relato. poius eu pretendo continuar cuindando de idosos,fiz o curso tecnico e a minha pretençao é cuidar de idosos.obrigado

    ResponderEliminar
  3. Gostava que alguem me ajudasse, a minha avó está acamada, e é invisual, há uns tempos para cá tem vindo a retirar as fezes com a mão e a destruir por completo a fralda. Já lhe colocamos pijamas completos, luvas nas maos, mas nada resulta, passa a noite e o dia a fazer a mesma coisa, eu e a minha mae estamos desesperadas pois não sabes o que fazer...

    ResponderEliminar
  4. Muito boa as sugestões , cuido da minha vó a 5 anos e ela tinha escaras , mais com muito amor e dedicação e paciência conseguimos fecha-las , agora vou fazer o curso técnico de enfermagem transforma a minha realidade em profissão , gosto de cuidar de pessoas idosas mais terei toda dedicação em diversas áreas ...Bjs Paz e Luz

    ResponderEliminar