Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alimentos benéficos para o coração

Uma alimentação equilibrada é essencial para o bom funcionamento do coração. Saiba que alimentos deve ingerir.

A partir de determinada idade, é necessário começar a ter alguns cuidados com o coração. O seu bom funcionalmente depende de diversas questões, algumas delas relacionadas com factores genéticos, mas essencialmente com a alimentação e o estilo de vida.
Em boa verdade, uma boa alimentação na juventude pode prevenir muitos problemas cardíacos. Alimentos de baixas calorias e uma ementa variada e recheada de legumes e frutas são aliados do coração.

Alimentos com pouco sal de cozinha são os mais indicados para o coração. Além destes, peixes são ricos em ómega 3 e 6 são uma das principais recomendações para o bom funcionamento do sistema cardíaco. Também as uvas e os seus derivados são indicados para a prevenção de doenças cardíacas.

Carnes brancas – aves e peixe - são fundamentais para uma boa dieta. O consumo de azeite de oliva é indicado, desde que seja em pratos frios. O óleo, depois de aquecido, sofre mutações que transformam o padrão da gordura e o tornam nocivo. Por isso, é aconselhável evitar a reutilização de óleo de fritos.


Nem toda a gordura é prejudicial ao coração. As gorduras que existem nas carnes brancas do peixe são benéficas. Óleos de soja e de milho devem ser substituídos pelos óleos de azeite.

Nozes, castanhas e avelã são benéficas para o coração, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, o chamado colesterol bom, e contém anti-oxidantes. Estas castanhas devem ser consumidas com moderação, no máximo 50 gramas por dia. Mais do que isto, engorda!

Uma boa alimentação requer equilíbrio. Para ser mais exacto, deveríamos ingerir diariamente 50% a 60% de carboidratos, 20% a 25% de proteínas, 20% a 30% de gordura e 300 g a 400 gramas de frutas, verduras e legumes.

No entanto, o melhor é encontrar o equilíbrio entre os nutrientes, sem cometer excessos. Para que a alimentação não se torne uma inimiga, o melhor é sempre procurar ajuda de um nutricionista. Assim conseguirá manter o peso e conservar o sistema cardíaco em bom estado.

Fonte "Idade Maior"

3 comentários:

  1. Parabéns por este blog. É importantíssimoos suas dicas de saúde, e bem estar para envelhecermos com mais vitalidade.

    Obrigada

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  2. Adorei este post. Só dicas excelentes!

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  3. Thank you for the work you have done into the article, it helps clear away some questions I had.

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