Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia 20 Outubro: rastreio gratuito à Osteoporose

Prevenir é remediar. Aproveite esta data para fazer um rastreio gratuito à Osteoporose.
O institutocuf diagnóstico e tratamento, no Porto, vai inaugurar a primeira Unidade Multidisciplinar de Osteoporose do país, no dia 20 de outubro, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Osteoporose.

Durante o dia, profissionais de saúde do institutocuf vão realizar rastreios gratuitos à Osteoporose. As inscrições são gratuitas mas limitadas e podem ser feitas através do telefone 220 033 500 ou pelo e-mail institutocuf@jmellosaude.pt.

A Osteoporose é uma doença óssea metabólica esquelética sistémica que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e por uma alteração da qualidade microestrutural do osso, conduzindo a uma diminuição da resistência óssea e consequente aumento do risco de fraturas. As fraturas mais frequentes ocorrem na extremidade distal do rádio, nas vértebras dorsais e lombares, e no fémur proximal, podendo levar à morte. Esta doença atinge sobretudo as mulheres na idade pós-menopausa pós-menopáusicas e as pessoas idosas de ambos os sexos. O diagnóstico precoce faz-se através de uma densitometria óssea osteodensitometria de dupla energia radiológica, que permite avaliar a densidade mineral óssea e, dessa forma, estimar o risco de fratura.

Fonte "Idade Maior"

2 comentários:

  1. olha que blog interessante o teu com que me deparei agora! tao necessário falar destes temas hoje em dia. tão necessário respeitar os mais velhos e conhecer os seus problemas. até por egoísmo, se por nada mais, pois amanhã se tudo correr bem, seremos nós na pele deles.
    um bjo e continuação do bom trabalho que por aqui vejo.

    ResponderEliminar
  2. Também fazem exames gratuitos de densitometria ossea?
    Porque isso pode prever a osteoporose e não todos temos a possibilidade de aceder a esse tipo de exames.

    ResponderEliminar