Quero mostrar que esta fase também pode e deve ser bonita, saudável, activa e vivida com muita felicidade!!...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Artrite Reumatóide

 

Em Portugal existem cerca de 40.000 doentes diagnosticados com Artrite Reumatóide, uma doença inflamatória crónica que pode limitar os gestos diários destes doentes, como abrir uma porta, agarrar uma caneta ou calçar uns sapatos.
A Artrite Reumatóide é uma doença reumática inflamatória crónica de etiologia desconhecida. Ocorre em todas as idades e apresenta, como manifestação predominante, o envolvimento repetido e habitualmente crónico das estruturas articulares e periarticulares. Pode, contudo, afectar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo e originar as mais variadas manifestações sistémicas.
Quando não tratada precoce e correctamente, a artrite reumatóide acarreta, em geral, graves consequências para os doentes, traduzidas em incapacidade funcional e para o trabalho.
Tem elevada comorbilidade e mortalidade acrescida em relação à população em geral.



Quais são os factores de risco?
- Género - as mulheres são frequentemente mais afectadas (quatro mulheres para um homem).
- Idade - é, sobretudo, uma doença dos adultos jovens e das mulheres pós-menopáusicas.
- Historial de doença e vacinação - esporadicamente, surgem casos de artrite depois de infecções por parvovírus
- vírus da rubéola ou vacinações para a rubéola, tétano, hepatite B e influenza.


Quais são as formas de prevenção?
Entre os factores de protecção sugeridos destacam-se a gravidez, o uso de contraceptivos orais e a ingestão moderada de álcool.
O diagnóstico precoce é fundamental, uma vez que esta doença, diagnosticada nos primeiros três a seis meses do seu curso clínico e tratada correctamente, tem grandes probabilidades de não evoluir para a incapacidade funcional para o trabalho, diminuir a comorbilidade e não reduzir a esperança média de vida.
Não podemos evitar o surgimento da doença. A prevenção destina-se, fundamentalmente, a diminuir a gravidade da doença, de forma a reduzir a incapacidade funcional e a melhorar a qualidade de vida.

domingo, 4 de março de 2012

Como A Apneia Do Sono Afeta Um Idoso




A apneia do sono é uma doença que provoca inúmeras complicações de saúde e afeta a forma de dormir de todas as pessoas, especialmente das mais idosas. Saiba como a apneia do sono afeta um idoso e aprenda a ter uma noite de sono mais relaxada e descansada.



O Que é a Apneia Do Sono

A apneia do sono é um distúrbio no qual as pessoas têm uma ou mais pausas na respiração enquanto estão a dormir. As interrupções respiratórias são acompanhadas por um ressonar intenso, duram mais de 10 segundos e podem ocorrer 5 a 30 vezes por hora.
Trata-se de uma doença que afeta todos os grupos etários, principalmente as pessoas mais idosas. Estima-se que mais de 60% dos homens e 40% das mulheres com mais de 60 anos de idade sofrem da apneia do sono. Porém, este não é apenas um problema de ruído, pois existem várias complicações de saúde relacionadas com a apneia do sono como, por exemplo: a hipertensão arterial, diabetes, depressão, doenças cardíacas, ansiedade e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
A apneia do sono ocorre durante o sono e afeta as atividades do dia-a-dia, provocando uma sonolência excessiva. Todas as pessoas que sofrem de apneia do sono acordam fatigados e irritados e isso acontece devido às constantes perturbações do sono e à falta de um descanso com qualidade.

O Que Faz As Pessoas Ressonarem

À medida que o corpo envelhece e com o passar da idade, os músculos e outros tecidos que estão na parte de trás da garganta (faringe), tornam-se mais frágeis e relaxados, especialmente durante o sono. Esta situação diminui o espaço aberto que permite a circulação do ar na parte interior e exterior do nariz, na garganta e no pulmão. Por outro lado, as vias respiratórias ficam obstruídas, o que impede a passagem do ar. O esforço muscular para recuperar a respiração e os níveis de oxigénio no sangue fazem com que uma pessoa acorde, interrompendo momentaneamente a apneia. Quando volta a adormecer, o mais comum é que o ciclo se repita, o que pode acontecer várias vezes na mesma noite.

O Que Pode Fazer Para Reduzir O Ressonar

Para quem está a cuidar de um idoso não é necessário aguardar pelo diagnóstico do médico de família para descobrir se este sofre ou não de apneia do sono. Se o idoso ressonar intensamente ou se tiver pausas na respiração durante o sono, existem algumas técnicas que devem ser colocadas em prática para melhorar o fluxo de ar. São elas:

Mudar a posição de dormir

Os idosos acamados têm o hábito de dormir de costas e esta é a pior posição para dormir para quem sofre da apneia do sono, pois as estruturas da garganta são mais suscetíveis de entrarem em colapso devido à gravidade. De uma forma geral, as pessoas que dormem de costas ressonam mais e dormem menos. É aconselhável que uma pessoa durma de lado ou de barriga para baixo para respirar melhor e ter uma boa noite de descanso.

Evitar a utilização de medicamentos para dormir

Os medicamentos para dormir promovem uma melhor noite de sono mas, à partida, não resolvem o problema de quem ressona, pois vai relaxar em demasia os músculos da garganta.

Fazer uma dieta saudável e equilibrada

O excesso de peso é uma das causas que mais contribui para o ressonar. A gordura acumulada entre o músculo e a mucosa da garganta faz com que esta fique mais estreita e isso vai dificultar a respiração durante a noite. Para que tal não aconteça, procure ter uma alimentação cuidada e equilibrada e aumente a prática regular de exercício físico.

Parar de fumar

O ato de fumar provoca inúmeras complicações na saúde de uma pessoa, especialmente na dos idosos. É fundamental deixar de fumar para dormir de uma forma relaxada e profunda.

Não ingerir bebidas alcoólicas

Não deve ingerir bebidas alcoólicas, sobretudo durante as quatro horas que precedem o momento de deitar, pois o álcool provoca um relaxamento dos músculos, além de dificultar a respiração.

Colocar adesivos nasais

Para quem respira mal de noite ou tem qualquer tipo de problemas nas narinas, é aconselhável que coloque um adesivo nasal para dormir melhor. Este método mantém as narinas abertas e facilita a respiração durante uma noite de sono.
Tenha em atenção que a apneia do sono pode ser fatal, pois a sonolência diurna excessiva pode levar as pessoas a adormecer em horários impróprios, como durante a condução. Por outro lado, também é de realçar que a apneia do sono aumenta o risco de um AVC, ataques isquémicos e doenças coronárias.

Como Tratar A Apneia Do Sono

Não existe uma cura para a apneia do sono, mas há uma variedade de tratamentos que podem reduzir o risco de problemas do coração e da pressão sanguínea. Dos mais conhecidos, destacam-se os seguintes:

Mudar o estilo de vida

Quem sofre de apneia do sono precisa de evitar o álcool, tabaco e medicamentos que relaxam o sistema nervoso central (sedativos e relaxantes musculares). Por outro lado, se tem excesso de peso, é fundamental perder peso e adotar uma dieta saudável e equilibrada.

Utilizar aparelhos especiais

Algumas pessoas que sofrem de apneia do sono utilizam aparelhos especiais que os auxiliam a ter uma boa noite de sono. Existem almofadas especiais e dispositivos que impedem a pessoa de dormir de costas e máscaras orais que mantêm as vias respiratórias abertas durante o sono. A aplicação prática de um determinado tipo de tratamento depende do historial clínico de um indivíduo e da gravidade da doença.

Com O Passar Da Idade Precisa-Se De Dormir Menos?

Independentemente da idade de uma pessoa, uma boa noite de sono permite descansar o corpo e restabelecer os seus níveis de concentração e de energia. Se isso não acontecer, as pessoas ficam irritadas, fatigadas, desatentas, rabugentas e mais propensas a acidentes. O sono, à semelhança da água e dos alimentos, é essencial para a boa saúde e para uma melhor qualidade de vida, especialmente no caso dos idosos.
As crianças e os adolescentes precisam de mais horas de sono do que os adultos e as pessoas idosas necessitam aproximadamente da mesma quantidade de horas de sono que os adultos mais jovens, isto é, sete a nove horas de sono por noite. No entanto, isto nem sempre acontece e as pessoas com mais de 65 anos de idade dormem menos do que precisam. Elas têm mais dificuldades em adormecer, não dormem de uma forma profunda e têm insónias, por isso, são frequentemente apanhadas a fazerem uma sesta ao longo do dia.
Os padrões de sono mudam à medida que uma pessoa envelhece, mas o sono alterado provoca o cansaço e a irritação.

Dicas Para Ter Uma Boa Noite De Sono

Uma boa noite de sono pode fazer uma grande diferença na forma como os seniores se sentem ao longo do dia e nas atividades que realizam. Existem algumas sugestões práticas que ajudam as pessoas idosas a dormirem corretamente. São elas:

Seguir um programa de descanso regular

A hora de dormir e de acordar deve ser sempre a mesma, incluindo a hora dos fins de semana.

Não fazer sestas durante o dia

Ao fazê-lo, pode ficar mais ativo e ter menos sono durante a noite.

Fazer exercício físico em horários regulares

O exercício físico a horas regulares melhora a qualidade do sono de uma pessoa e ajuda-a a dormir mais profundamente. Tenha em atenção que não deve fazer exercício físico nas três horas que precedem o momento de deitar.

Realizar passeios ao longo da tarde

Esta é uma excelente forma de usufruir dos benefícios da luz natural da tarde de cada dia.

Não beber álcool ou fumar antes de deitar

O álcool e o tabaco têm propriedades estimulantes e estas podem condicionar uma boa noite de descanso.

Criar um lugar seguro e confortável para dormir

Para dormir de uma forma descansada, é necessário que o quarto esteja escuro, bem ventilado e tão silencioso quanto possível. Um candeeiro e um telefone junto à cama são sempre objetos muito úteis.

Desenvolver uma rotina específica antes de ir para a cama

Adote a mesma rotina todas as noites para mostrar ao seu corpo que é hora de descansar. Por exemplo, assista ao jornal da noite, leia um pouco e vá-se deitar. Ao fazer esta rotina de uma forma continuada e repetida, o corpo fica mais habituado.

Usar o quarto apenas para dormir

Depois de desligar a luz do quarto, espere cerca de 15 minutos para adormecer. Se no final desse tempo, ainda estiver acordado e desperto, saia da cama e regresse apenas quando tiver sono.

Consultar o médico de família

Se é uma pessoa que está constantemente cansada e fatigada ao longo do dia e sente dificuldades em adormecer, deve consultar o seu médico de família ou um médico especialista do sono.